Do que você tem medo?
Medo tem por definição: Uma sensação desagradável desencadeada pela percepção de
perigo, real ou imaginário.
Normalmente o Medo surge quando há o aparecimento de um estímulo que cause no indivíduo ansiedade e insegurança. Porém, em determinadas situações, o Medo pode ser desencadeado apenas e a partir de uma ideia em relação a algo que seja desagradável, ou por razões sem qualquer lógica, quando, por exemplo, estão baseados em crenças populares ou lendas de fantasmas, etc.
Uma pesquisa conduzida pelo jornal britânico Sunday Times entrevistou 3 mil pessoas no Reino Unido e demonstrou que o “receio de falar em público” era o maior medo de 41% dos entrevistados. Esse medo superou até o temor de viver com problemas financeiros e o receio em relação à morte e doenças.
Porém com a chegada da pandemia, o medo e o estresse, ansiedade e outras emoções se tornam desproporcionais e patológicas, levando muitos a adoecerem e a desenvolverem com mais facilidade possíveis transtornos psiquiátricos.
O medo tornou-se um gatilho para o desenvolvimento de problemas mentais, por isso o
acompanhamento psicoterápico vem cada vez aumentando a procura. O importante é a pessoa não negar que está sentindo ou achar que é normal.
Reflita:
● Você não é o seu medo;
● Declare “guerra” aos seus medos;
● Não fique nutrindo seus medos.
Não tenha vergonha: peça ajuda! “Para almejar a felicidade, precisamos derrubar alguns
muros”.
