top of page

Novembro azul e seu tabu!

Os meses de outubro e novembro são marcados por duas brilhantes campanhas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer: Outubro Rosa, voltado especialmente às mulheres no tocante ao câncer de mama; e o Novembro Azul, com foco nos homens e na necessidade dos cuidados preventivos do câncer de próstata.


De acordo com Incra (Instituto Nacional de Câncer), entre os homens, o câncer de próstata lidera o ranking, com mais de 65 mil casos anualmente. Muitos homens acham que são fortes, praticam atividades físicas e comem de tudo. Acreditam que não vão ficar doentes e que não precisam ir ao médico, principalmente, se não tiverem sentindo nada, ou seja, se acham ‘invencíveis’. É a chamada Síndrome do Superman.


A maioria dos cânceres apresentam pouco ou nenhum sintoma nos estágios iniciais. Por conta disso, a realização de exames de rastreamento que possibilitam o diagnóstico precoce é importante. A campanha do Novembro Azul, veio exatamente para romper tabus e quebrar paradigmas sobre o exame de próstata que deve ser abordado todos os meses.


Você pode salvar sua vida e procurar ajuda, por isso o tratamento psicoterapêutico é fundamental para que você possa se conhecer e entender as suas necessidades quebrando qualquer barreira!



8 visualizações0 comentário
bottom of page