top of page

O afeto em tempos de isolamento social: uma reflexão profunda


De tanto falava-se em falta de empatia no mundo e, de repente, uma enxurrada de pedidos para que ficássemos em nossas casas a fim de preservarmos não só as nossas vidas, mas as das outras pessoas que estavam entre as com fatores de risco, como idosos e doentes crônicos./ Esta foi, portanto, a primeira grande chance da humanidade, em anos, de demonstrar a capacidade de exercermos o autocuidado e praticarmos o cuidado com o outro. Isso nos promove a reflexão de qual o nosso papel no mundo? Qual a nossa importância para as outras vidas? Se antes achávamos que não éramos, pois agora percebemos que somos sim importantes e partes de uma grande família humana que precisa cooperar e colaborar. Este momento está permitindo que nos percebamos como seres individuais, com suas próprias necessidades e angústias, mas também como partes integrantes do coletivo e que nossas ações refletem no outro.


Pense como seria estar isolado durante o último grande período em que situação semelhante ocorreu na terra, em 1918 durante a febre espanhola. As condições de vida naquela época e o conforto em casa para a maioria da população eram menores do que hoje em dia.

Hoje, a internet permite que nos conectemos com nossos amigos e vejamos eles em tempo real, não importa onde eles estiverem. Isso facilita a manutenção dos laços sociais e de aproximação com o outro. Afinal, o outro está na mesma situação que eu, e eu vou até ele ao mesmo tempo que ele vem a mim para conversarmos.


Enquanto uma ida ao supermercado pode ser um pouco traumática, pelo fato de vermos pessoas com máscaras, nos olhando com caras estranhas e higienizando tudo o tempo todo, sabemos que estamos todos juntos enfrentando uma pandemia que, em algum momento, passará, com nossos amigos ou familiares temos uma relação afetiva e isto é benéfico em momentos assim.


Apesar de você estar isolado socialmente, não deve isolar, do mundo sua presença, afinal, os seres humanos são seres sociais e que necessitam do contato com o outro para manterem a sua saúde mental. Portanto, mantenha seus laços, faça videochamadas, happy hours online com os seus amigos. Apesar de a vida econômica estar parada, o seu amor não precisa estar.


O que pode o sentimento

não pode o saber

nem o mais claro proceder

nem o mais amplo pensamento.

(...)

Só o amor com sua ciência

nos torna tão inocentes ...

3 visualizações0 comentário
bottom of page