Síndrome de Burnout
Uma incidência que pode crescer pós pandemia
Você já deve ter ouvido falar sobre “Burnout”, mas provavelmente não conseguiu associar o nome ao que de fato é, então vamos a um breve resumo.
De acordo o Ministério da Saúde, Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. No qual sua principal causa é o excesso de trabalho.
Alguns sintomas como:
· Cansaço excessivo, físico e mental.
· Dor de cabeça frequente.
· Alterações no apetite.
· Insônia.
· Dificuldades de concentração.
· Sentimentos de fracasso e insegurança entre outros.
É nítido que o cenário da saúde e de outros ramos mudou, mas diante da COVID19 o excesso de cobrança principalmente para profissionais que estão na linha de frente são cometidos devido a todo o esgotamento.
A saúde mental hoje é muito comentada, mas cuidar de outras pessoas nesse momento pode gerar grande estresse. Então o que fazer? Quais atitudes podem ser tomadas?
Primeiramente é entender que você não está sozinho, o autocuidado, boa alimentação, ajuste da rotina, atividade física e acompanhamento psicológico são fundamentais para compreender as aflições vividas e aprender a lidar com elas.

O que fazer ao identificar uma crise?
· Reserve um tempo para descanso, amigos e família (mesmo que seja vídeochamadas).
· Fique longe de fake News ou notícias sensacionalistas.
· Medite, relaxe e respire que vai passar.
· Reconheça as limitações de seu trabalho e até onde você pode chegar, aprendendo a dizer “não” quando necessário e pedindo ajuda.
Ao contrário do que muitos dizem, fazer um acompanhamento psicológico não é a mesma coisa que conversar com amigos...nós não dizemos o caminho a percorrer, mas auxiliamos nas suas descobertas e conquistas.