Síndrome de Burnout

Uma incidência que pode crescer pós pandemia


Você já deve ter ouvido falar sobre “Burnout”, mas provavelmente não conseguiu associar o nome ao que de fato é, então vamos a um breve resumo.

De acordo o Ministério da Saúde, Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. No qual sua principal causa é o excesso de trabalho.


Alguns sintomas como:


· Cansaço excessivo, físico e mental.

· Dor de cabeça frequente.

· Alterações no apetite.

· Insônia.

· Dificuldades de concentração.

· Sentimentos de fracasso e insegurança entre outros.

É nítido que o cenário da saúde e de outros ramos mudou, mas diante da COVID19 o excesso de cobrança principalmente para profissionais que estão na linha de frente são cometidos devido a todo o esgotamento.


A saúde mental hoje é muito comentada, mas cuidar de outras pessoas nesse momento pode gerar grande estresse. Então o que fazer? Quais atitudes podem ser tomadas?

Primeiramente é entender que você não está sozinho, o autocuidado, boa alimentação, ajuste da rotina, atividade física e acompanhamento psicológico são fundamentais para compreender as aflições vividas e aprender a lidar com elas.



Síndrome de Burnout: uma incidência que pode crescer pós pandemia
Esgotamento Mental

O que fazer ao identificar uma crise?


· Reserve um tempo para descanso, amigos e família (mesmo que seja vídeochamadas).

· Fique longe de fake News ou notícias sensacionalistas.

· Medite, relaxe e respire que vai passar.

· Reconheça as limitações de seu trabalho e até onde você pode chegar, aprendendo a dizer “não” quando necessário e pedindo ajuda.


Ao contrário do que muitos dizem, fazer um acompanhamento psicológico não é a mesma coisa que conversar com amigos...nós não dizemos o caminho a percorrer, mas auxiliamos nas suas descobertas e conquistas.

19 visualizações0 comentário