"Sou uma fraude!"
O principal pensamento de quem pode sofrer da Síndrome do Impostor é de ser uma farsa, este transtorno vem sendo estudado a mais de 40 anos, porém ainda não reconhecido pelo Manual de Doenças Mentais.
A síndrome do impostor não se trata de uma desordem psicológica reconhecida oficialmente, mas tem sido um assunto muito discutido pela frequência com que tem ocorrido na esfera acadêmica e de trabalho e já tem trago diversas pessoas aos consultórios de psicologia.

Principais Queixas:
Incapacidade de internalizar os feitos na vida. Não importando o nível de sucesso alcançado, ou quaisquer que sejam as provas externas de competências, o indivíduo permanece convencido de que não merece o sucesso alcançado e que é uma fraude.
As provas de sucesso são desmerecidas como resultado de simples sorte, como ter estado no lugar certo na hora certa, ou se não por ter enganado as outras pessoas fazendo-as acreditar que são mais inteligentes do que o são em realidade.
Se você sente-se assim, busque ajuda de um profissional psicólogo para ajuda-lo a entender melhor esta situação e conduzi-lo a um novo caminho.