top of page

Timidez é um problema?

Atualizado: 25 de jun. de 2019

No dicionário temos a seguinte definição: "estado, condição ou característica de tímido; acanhamento excessivo; embaraço diante das pessoas". Para medicina a timidez é uma condição complexa, que abrange desde a sensação de desconforto até algum tipo de medo irracional diante de certa situação de socialização.


Lendo estas definições podemos considerar que realmente temos um problema, considerando que a maior parte do tempo precisamos nos relacionar e para algumas pessoas tímidas um simples "Bom dia" para uma pessoa desconhecida é algo deveras complicado.


A pessoa tímida não quer ser vista, não quer ser exposta, pois a exposição pode gerar criticas, e a pessoa tímida não sente-se nada a vontade com elas.


Em algum momento da vida já vivenciamos situações e nos sentimos envergonhado ou desconfortável diante de algo novo e esta reação é comum, porém para pessoas mais tímidas, essa sensação permanece e não é simples administra-la, muitas vezes gera uma impotência e uma frustração contínua que pode agravar levando o tímido a se isolar cada vez mais.

Geralmente quando se encontra em uma situação nova é comum apresentar algumas reações físicas como , ficar com o rosto avermelhado, gaguejar suar, tremores, etc. o que por sua vez agrava o estado emocional causando até mais vergonha, pois logo imagina que todos estão vendo esta reações gerando ainda mais constrangimento .


Considerando que o relacionar-se faz parte da vida e que precisamos saber lidar com as criticas sejam elas boas ou não, a timidez pode ser um problema, mas se souber administra-la, é possível conviver melhor com ela.


Timidez NÃO é uma doença, mas a pessoa que é mais introvertida, autocritica e apresenta estes sintomas pode lidar muito bem a partir do momento que souber administrar sua timidez e se não conseguir busque ajuda de um psicólogo.

11 visualizações0 comentário
bottom of page